Entretenimento

8 Alimentos para você desintoxicar o fígado

Para desintoxicar o fígado, ajudar a revigorar e purificar, existem vários alimentos cujas virtudes são muitas vezes desconhecidas.

Limão: Limão é o alimento super detox graças ao teor de limoneno, um antioxidante que estimula a produção de enzimas no fígado. Embora facilite a absorção de minerais pelo fígado, também é rica em vitamina C, que estimula a produção de outras enzimas que regulam a digestão. Então comece o dia bebendo, de preferência com o estômago vazio, o suco de um limão diluído em água morna.

Cúrcuma: Açafrão é um dos alimentos mais conhecidos e mais eficazes para purificar o fígado. Esta planta, nativa do sul da Ásia, ajuda o corpo a digerir melhor. Esta é a curcumina, pigmento natural que dá açafrão amarelo, o qual estimula a produção de glutationa-S-transferase, uma enzima que actua como um agente de desintoxicação de fígado primária. Além disso, a glutationa S-transferase promove a regeneração das células hepáticas danificadas, então adicione açafrão aos seus vegetais e por que no seu peixe e sopa?

Brócolis: Brócolis é o alimento que irá ajudá-lo a fortalecer mais eficazmente a desintoxicação natural do seu fígado. Na verdade, é rico em glucosinolatos, compostos orgânicos que ajudam o fígado a eliminar substâncias cancerígenas e outras toxinas prejudiciais para o seu corpo. Outro bem de desintoxicação: o brócolis contém vitamina E, um dos antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do fígado. Também facilita a digestão. Na cura de desintoxicação, coma 100 g de brócolis 3 vezes por semana.

Kale Kale: Este super-alimento é muito popular em dietas de desintoxicação, tem uma fonte incomparável de vitaminas e minerais. Rico em fibras, facilita a digestão e o trânsito intestinal e ajuda a regular a colesterolemia. Kale também é rica em ferro, cálcio, vitaminas (Vit K, A etc. C). Além disso, seu conteúdo antioxidante fortalece o sistema imunológico, estimula as defesas naturais. Você pode adicionar couve de couve a todas as suas receitas de sopa e caldo!

Cenoura: Cenoura é acima de tudo rica em vitamina A – que protege contra certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e diabetes – e em beta-caroteno, um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico, lutando contra os radicais livres. Deve seu poder de desintoxicação ao seu conteúdo mineral, principalmente potássio, cálcio e magnésio, e fibras moles, que promovem a drenagem renal e regulam o trânsito intestinal. Cru ou cozido, a cenoura revelará todos os seus benefícios: cozinhe em salada, purê, fatias em acompanhamento de um peixe ou uma carne branca. Também pense em suco de cenoura e smoothies … frescos e caseiros, é claro!

Laranja: rica em vitamina C, pectina e antioxidantes, a toranja facilita a desintoxicação do fígado. A glutationa contém neutraliza os radicais livres e metais tóxicos que são altamente prejudiciais para o corpo. Para desfrutar de suas virtudes, coma uma grapefruit inteira pela manhã com o estômago vazio. O sumo de toranja também é uma boa ideia, desde que seja bem batido em casa e bebido imediatamente. No entanto, tenha cuidado em caso de tratamento medicamentoso porque as frutas cítricas podem interagir com as moléculas e torná-las menos eficazes.

Beterraba: Com um alto teor de flavonóides e beta-carotenos, beterraba estimula e facilita o funcionamento global do fígado e, naturalmente, elimina as toxinas do sangue. Na estação de desintoxicação, consuma uma beterraba por dia, de preferência crua: ralada e temperada com suco de limão fresco.

Aipo: Fresco, o aipo é cheio de nutrientes e moléculas antioxidantes (vitaminas K, B6 e C, potássio e sódio). Ele também tem uma ação diurética e desintoxicante, estimulando a eliminação de resíduos de degradação de proteínas que podem se acumular nas articulações. Rico em fibras, facilita a digestão e acelera o trânsito intestinal. Prefira aipo cru ralado em salada para desfrutar de todas as suas virtudes.